Curiosidades

Para Que Serve #1 – A Hashtag #

Boas pessoal,

Decidi trazer para vocês uma espécie de rubrica para o Blog. A rubrica, como já devem ter visto, vai-se chamar PARA QUE SERVE! 
Esta rubrica vai servir para que vocês saibam para que serve certa coisa que a maioria das pessoas, atualmente, usa no dia-a-dia.
E para começar esta rubrica, vou-vos dar a conhecer Para Que Serve a Hashtag!

Primeiro de tudo, todo a gente sabe que a hashtag não é propriamente uma novidade e que já cá anda há alguns anos. Mas a verdade é que, como apareceu e se espalhou de uma forma tão repentina, ainda há muita gente que continua a usar hashtags sem saber verdadeiramente qual o propósito delas. E, uma vez que estou a falar de uma pequena ferramenta com grande utilidade, achei por bem acabar com todas as dúvidas que ainda possam existir desse lado.
A Hashtag foi inventada por Chris Messina e começou por ser utilizada no Twitter, contribuindo para os famosos trending topicsO objectivo era unir vários utilizadores desta rede social em torno de tópicos de discussão comuns entre si. Desta forma, consegue-se agrupar uma grande quantidade de informação acerca de um tema através de palavras-chave. Ao taggarmos uma palavra, estamos a convertê-la numa hiperligação e a torná-la “pesquisável”. Por outro lado, quando não é usada para efeitos de partilha, a hashtag pode ser usada para efeitos de pesquisa. Em vez de andarmos num scroll infinito à procura de fotos de gatinhos, por exemplo, fica mais fácil se introduzirmos hashtags relacionadas com o tópico do nosso interesse no motor de pesquisa. Simplificando, a hashtag torna-nos mais visíveis para os outros e torna os outros mais visíveis para nós.
Depois de tudo o que disse acima, vou-vos agora dar 3 erros que as pessoas fazem normalmente quando usam a hashtag:
ERRO Nº1 – Usam a Hashtag como se não houvesse amanhã
  • Atenção que quantidade não significa necessariamente qualidade. No caso do Instagram, o limite de hashtags é 30, mas tudo o que é demais enjoa. Tudo o que seja de 10 para cima já começa a ser mais ruído visual do que outra coisa. Isto para não dizer de 5 para cima… Ok que, supostamente, mais hashtags ‘atraem’ mais seguidores, mas lembrem-se que muitas vezes não é exactamente o tipo de seguidores que pretendem (por ex: spammers ou interesseiros). Btw, escrevam as hashtags ou em português or in english, as duas things together é que não dá com nothing.

ERRO Nº2 – #usarhashtagsmuitocompridasnuncaéumaboaopçãoasérionãofaçamisso

  • Usar hashtags muito compridas nunca é uma boa opção, a sério, não façam isso. Torna-se confuso e ilegível, sobretudo, quando o fazem sem marcar a diferença entre uma palavra e outra. Se é para o fazerem, pelo menos, que seja com uma maiúscula no início de cada palavra. 


ERRO Nº3 – Construir frases em que cada hashtag é uma palavra

  • #Não #não #é #bonito, #é #só #ridículo #e #provoca #dores #de #cabeça. Juro isto é só ridículo. Não faz sentido nenhum usarem para cada palavra uma hashtag. Não façam isso.

E pronto pessoal e foi este o primeiro post desta nova rubrica do Blog. Espero que gostem!

Fiquem bem! ?


Partner Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *