Dicas

10 Tips for Studying for Exams

Boas pessoal,

Hoje venho-vos dar 10 dicas infalíveis para conseguirem estudar, como deve ser, para os Exames. Muitos dos meus amigos, vão ter exames este ano e uns dizem que não sabem como vão estudar a matéria toda outros dizem que vão estudar durante uma semana inteira sem parar.
Enfim, mas graças a estas 10 dicas, tu vais conseguir estudar para os exames concentrado e quando chegar a altura irás estar preparado. 
1.ª Dica – Mentaliza-te
  • Dizeres para ti mesmo que estudar é chato e maçudo não vai ajudar em nada, aliás só vai piorar e para além que só vais encher a tua cabeça de pensamentos negativos. Pensa que os estudos irão te garantir bons frutos e conhecimentos para a tua vida (por muito que custa aceitar, é essa a realidade).
2.ª Dica – Organização
  • Sê organizado com o teu tempo e estipula um calendário e uma agenda para os teus estudos.
3.ª Dica – Intervalos
  • Nada de estudares muitas horas seguidas. Faz intervalos para dar um pouco de descanso ao teu cérebro e ao teu corpo. O descanso é necessário para armazenar as informações que necessitas para o dia do Exame.
4.ª Dica – Ambiente
  • Encontrares um bom ambiente para estudares é essencial para a tua concentração. Não existe um local ideal para estudar, tens é de escolher um local quieto, calmo e sem distrações, claro.
5.ª Dica – Lanches
  • Deixa sempre por perto uma peça de fruta ou uma barra de cereais e como é óbvio água. Isto vai evitar que te distraias com a fome ou tenhas que te levantar para ir buscar comida e no final sabemos que se te levantas, não voltas para ir estudar. Manteres-te hidratado é muito importante.
6.ª Dica – Limpa a Mente
  • Antes de começares a estudar, respira fundo e esquece todas as distrações (familiares, com amigos, namorados/as, tudo). Para estudar bem é necessário concentração, certo?
7.ª Dica – Reescreve
  • Faz anotações/apontamentos enquanto estudas, isso vai ajudar com que o cérebro consiga memorizar melhor a matéria mais importante. Também te ajudará no momento em que fores dar uma última revisão à matéria.
8.ª Dica – O mais importante primeiro
  • Na maioria das matérias existe um tema central. Primeiro de tudo tenta dominar o tema central. Só depois de o dominares, podes avançar para os outros segmentos. As novas informações são mais facilmente memorizadas quando já conheces outros assuntos relacionados a elas.
9.ª Dica – Faz associações
  • Quem é que nunca fez siglas para decorar algo importante? A ideia é mesmo essa. Usa e abusa de siglas para consegues decorar nomes difíceis, conceitos e muito mais.
10.ª Dica – Sem Redes Sociais
  • As Redes Sociais são a distração número 1 para quem precisava de se concentrar. Se um amigo teu te enviar uma mensagem, diz-lhe unicamente que não podes responder porque estás a estudar para algo importante.

E foram estas as dicas pessoal. Espero que vos tenha ajudado para entrarem com o pé direito nesta época tão stressante. Caso tenham amigos ou colegas que vão ter exames, partilhem com eles este post e pode ser que os consigas ajudar.
Fiquem bem! 

Partner Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *